10 de julho de 2017

"A História de Martim Pescador e Sr. Gaspar", de Vale de Cambra a Barcelos

     Julgo que chegou a hora de tecer uma retrospectiva em relação à história do jovem guarda-rios e da sábia tartaruga, pois, até Setembro, pelo menos, as nossas "aventuras" terminaram. Melhor dizendo, fazem uma pausa, assim o quero crer.
     A obra que alguns de vós, caríssimos leitores, poderão ter, fez com que eu tivesse o enorme privilégio de "voar" numa viagem espantosa. Eu sei que, em quase tudo na história, está um registo autobiográfico, mas nunca pensei aproximar-me tanto de Martim Pescador como aconteceu: num capítulo apenas, o meu ainda curto percurso transportou-me para muito mais longe do que aquilo que esperava; aprendi muito - e não há outra forma de o dizer -, quer sobre o mundo editorial, quer sobre a natureza da mente humana, e, por isso, sinto-me mais do que era, com toda a humildade que me permite isto escrever.
     Enquanto digito estas palavras, permita-me, amigo leitor, partilhar a minha enorme felicidade. Sinto-me radiante, um sortudo! E, tendo em conta aquilo que já foi dito e aquilo que fica sempre por dizer, considero imperativo nobilitar a minha editora, a Alfarroba, sobretudo a directora editorial, Andreia Salgueiro, pelo trabalho de excelência que fizeram, pelos acompanhamento e consideração que continuam a demonstrar e, também, por evidentemente conhecerem a obra a fundo e saberem "dar conta do recado". Assim, dirijo-lhes especial agradecimento.
     Naturalmente que a minha gratidão é extensível à minha família, a poucos mas bons amigos, aos leitores e a todos os que se têm cruzado comigo no caminho da vida.


     Ora, o livro foi lançado na cidade de Vale de Cambra, a 22 de Abril deste mesmo ano, dia em que se comemora a Terra, em todo o mundo, e o Património Geológico, em Portugal. Foi um momento muito especial, primeiro pelas óbvias razões, e depois por ter sido palco de reencontros e convivências, numa casa cheia e muito animada, onde todos quiseram voar com Martim Pescador e beber uma tisana com o Sr. Gaspar.







     Depois do lançamento do livro A História de Martim Pescador e Sr. Gaspar em Vale de Cambra, fui convidado a ir apresentar a obra a Peso da Régua. 





     A seguir, Riba de Ave, em Famalicão. Esta apresentação foi de "andar aos tombos com riso"! É tão bom interagir com jovens crianças, tão bem instruídas e tão interessadas... 





     A Grande Feira do Livro, em Lisboa! Uma verdadeira honra, claramente.





     E, por fim, Barcelos, com a expectativa de que não seja a última paragem. 




     Depois desta viagem cujo final ficou em aberto, percebi, com alguma relutância, que a abertura e a aproximação do autor para com os leitores é fundamental. Não obstante, o meu perfil pessoal ainda não me permite exibir determinados aspectos da minha vida, ou, até, apenas da minha pessoa. No entanto, é com muito gosto que deixo, aqui, o meu contacto pessoal. Façam com ele aquilo que vos fizer sentido: pedropinhosuarez@gmail.com

Até breve, caros amigos, e boas leituras! 

Pedro Pinho e Suárez


Nota: o livro está à venda pelas livrarias do país, mas de momento esgotado em algumas. Não deixem, no entanto, de fazerem as vossas encomendas! 


Sem comentários:

Enviar um comentário

O autor deste blogue agradece a todos pela sua interacção nesta "casa".