23 de junho de 2015

Coxinhas Panadas com Iogurte

O título poderá sugerir que as pequenas coxas de frango sejam, depois de panadas, acompanhadas com iogurte natural, mas, apesar de ser comum na cultura culinária de alguns países orientais, não é o caso neste mesmo acaso.

Acaso porque, embora não seja um prato asiático, a receita que vos sugiro contém um ingrediente que evoca alguns locais desse mesmo continente.

Para além de ser uma receita simples, é repleta de sabores e texturas. É versátil, pois recebe com gosto e a gosto qualquer acompanhamento, como um arroz malandro de tomate, uma salada rica em vegetais verdes ou uma simples massa cozida, e, numa trincadela apenas, canta, estala e sapateia na nossa boca. Talvez lhe devesse chamar coxinhas flamenco!

- 8 coxinhas de frango;
- 4 dentes de alho;
- sal q.b.;
- 1 iogurte grego natural;
- pão ralado;
- pimentão doce em pó;
- gengibre em pó;
- óleo vegetal q.b.

Procurem um recipiente onde as coxinhas caibam à tangente. Cortem finamente, várias vezes, o alho e, juntando-o ao frango assim como sal a gosto, deixem marinar durante, pelo menos, meia hora.
Enquanto isso, podem preparar o pão ralado devidamente aromatizado. Este ingrediente podem fazê-lo vocês mesmos, mas essa sugestão será dada num próximo bom repasto. Ora, num prato raso coloquem pão ralado, pimentão doce até adquirir uma coloração mais corada e, em seguida, um pouco de gengibre em pó, ao gosto de cada um.
Passada a meia hora, abram um iogurte grego natural e espalhem-no sobre as coxinhas, envolvendo-as na peculiar marinada de sal, alho e iogurte e aguardem mais meia hora.
Aqueçam óleo vegetal até à temperatura certa e, com dedicação, impregnem toda a área das coxinhas com a mistura de pão ralado.
Deixem-nas fritar em lume média a baixo, depende naturalmente dos fogões, e, quando obtiverem uma cor castanho-escura, assinala-se o fim da cozedura. Preocuparem-se não devem, pois esta cor é, nada mais, nada menos, que o produto do pimentão doce cozinhado na perfeição.

Esta receita, com tanta influência portuguesa como norte-americana e até mesmo asiática é um prato absolutamente delicioso. Daqueles que nos fazem lamber os dedos e salivar por mais um pedaço de galináceo. Carnificina? Não! Ânsia por boa comida!


 

3 comentários:

  1. Juro que quando estiver de férias vou auto-convidar-me para ir jantar a tua casa.. Claro está que me vais prendar com estas coxinhas panadas ( diga-se de passagem que eu nunca imaginava juntar carne com iogurte!!).
    Muito sucesso da prima que te adora! Beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então, está combinado! Quando entrares em férias, é favor avisar.
      São óptimas, posso garantir.
      Beijinho

      Eliminar
  2. Já experimentei fazer e tenho a dizer que estavam óptimas! Obrigada pela receita, Pedrinho!

    ResponderEliminar

O autor deste blogue agradece a todos pela sua interacção nesta "casa".